CENTRAL DO CLIENTE
Valorize a vida. Preserve células-tronco.

ESTUDO DO IEP SÃO LUCAS É APRESENTADO EM CONGRESSO NA ITÁLIA

"O enfisema pulmonar, doença associada ao hábito de fumar e à poluição do ar, será a 3ª maior causa de morte até 2020. Segundo a Organização Mundial de Saúde, só em 2003 a doença matou 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, cerca de 10 mil mortes por dia. Apesar da sua importância, os tratamentos disponíveis atualmente ainda não conseguem resultados efetivos.

Neste contexto, as células-tronco têm sido estudadas mundialmente para aplicações médicas regenerativas, apesar de poucos grupos estudarem a regeneração pulmonar no enfisema.

O São Lucas Cell Therapy Group, através do seu Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP São lucas, do qual a CordCell faz parte, em parceria com a Faculdade de Medicina de ABC e a UNESP de Assis, desenvolveu estudo com o objetivo de avaliar a segurança e efetividade da infusão de células-tronco da medula óssea e do tecido adiposo de pacientes com enfisema pulmonar avançado. O seguimento dos pacientes que receberam as células-tronco foi realizado por 3 e 6 meses e deve ser continuado por até 12 meses.

Nesta etapa já foi possível verificar que os procedimentos de terapia com células-tronco avaliados são promissores para o desenvolvimento de novos tratamentos com potencial para melhorar efetivamente a qualidade de vida dos pacientes.

Os resultados deste estudo foram apresentados e publicados nos Anais do XI Congresso Brasileiro de Asma e VII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo, realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 2 a 5 de agosto de 2017, sendo premiado como um dos 10 melhores do Congresso.

E nos dias 9 a 13 de setembro, foi apresentado no 27th Internacional Congress off the European Respiratory Society, que aconteceu na Itália."

Dr Eliseo J. Sekiya - Médico Hematologista e Presidente do IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa São Lucas.